Refrigerantes: Como eliminá-los de vez da sua alimentação
O consumo de refrigerantes e vida saudável definitivamente não combinam. Mas como se livrar da obsessão por uma das bebidas mais consumidas do mundo?
Limão, uva, cola e laranja, são alguns dos sabores de refrigerantes, uma das bebidas mais consumidas no mundo. Por não acrescentarem nenhum valor nutritivo ao nosso organismo, os profissionais da saúde desencorajam o consumo. A longo prazo, com a ingestão excessiva, podemos observar diversos impactos negativos em nosso corpo.
Ao contrário do que pensamos, o refrigerante não aumenta apenas os números na balança. As complicações mais recorrentes são: a retenção de líquidos, o desenvolvimento de diabetes e danos ao esmalte dos dentes. E ainda, além de reduzir a absorção de nutrientes, contribui para o aparecimento de doenças cardiovasculares e promove dependência química e psicológica.
Se você deseja diminuir ou eliminar de vez este item do seu cardápio, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar:
Aposte em substituições
Uma boa opção para diminuir o consumo, é realizar a substituição por alguma outra bebida. As opções mais interessantes são: Águas aromatizadas, água com gás e limão, água de coco ou ainda chá verde com gás.
Reduza de forma gradual
Se você tem o costume de beber todos os dias, não vai adiantar cortar a bebida de forma brusca. O ideal é estabelecer metas e tentar diminuir gradativamente a quantidade consumida. Uma estratégia é iniciar reduzindo a quantidade ingerida em cada refeição, em seguida escolher apenas um horário para beber. Depois disso, comece a beber em dias alternados e apenas uma vez por semana até poder eliminá-lo para sempre.
Beba mais água
Muitas pessoas acabam confundindo a sede com o desejo de tomar refrigerante, por isso, sempre que você tiver vontade da bebida, beba antes um copo grande de água e espere alguns minutos. Além de se manter hidratado, você poderá identificar se estava sentindo realmente vontade de tomar o refrigerante ou se era apenas sede.
Não é uma tarefa fácil, mas é possível acabar com o vício em refrigerante. Lutar contra essa "fraqueza" é muito importante, principalmente se o consumo for de forma exagerada.