Glúten: Tudo o que você precisa saber

Em todas as embalagens alimentícias vemos a frase “contém glúten” ou “não contém glúten”, mas afinal, o que é glúten? Faz bem ou faz mal? Devemos evitá-lo?

O glúten é uma mistura de diferentes tipos de proteínas encontradas em muitos grãos, como trigo, centeio e cevada. Quando o glúten é formado, ele retém o gás de fermentação, fazendo crescer bolos e pães, além de conferir elasticidade e viscosidade à massa.

Ingerir alimentos com esses grãos, pode causar problemas abdominais em pessoas que são intolerantes ao glúten, como portadores de doença celíaca ou ainda, pessoas que são sensíveis ou alérgicas. As complicações ocorrem devido a má digestão dessas proteínas, e como consequência, pode ocorrer diarreia, dor abdominal e inchaço.

Para pessoas que não possuem restrição, o consumo não irá trazer prejuízos na saúde. No entanto, um cardápio "glúten free" pode proporcionar muitos benefícios. O ideal que antes de iniciar qualquer nova dieta, é procurar um profissional da nutrição, pois com a retirada de alimentos sem glúten, é necessário que haja uma compensação através da ingestão de outros grãos e nutrientes.

O principal benefício da retirada do glúten, é a eliminação de alimentos industrializados e calóricos da dieta, como biscoitos recheados, pizza, massas e bolos. Com isso, podemos observar a melhoria da disposição, da função intestinal e de todo o organismo.

Mas é importante lembrar: o glúten não é o vilão!

Ao ser consumido de forma correta e balanceada, pode melhorar o funcionamento do intestino delgado, e ajudar na reprodução e renovação das bactérias "boas", que consequentemente auxiliam na digestão dos alimentos.