Como moderar as emoções através da alimentação?
O que comemos afeta a forma como nos sentimos, assim como o que sentimos afeta nossa maneira de comer. Sendo assim, as nossas emoções têm um efeito poderoso na escolha dos alimentos e nos nossos hábitos alimentares.
Os hábitos alimentares sempre estiveram relacionados a vários fatores: sobrevivência, cultura, crenças religiosas, poder aquisitivo e principalmente emoções. Mesmo sem termos consciência, nossa dieta é moldada por momentos de alegria, tristeza, dor ou satisfação.
Sabe-se que o nosso país, é campeão no maior número de pessoas ansiosas do mundo, totalizando 18,6 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como nem sempre é possível escapar dos desafios que a modernidade e a vida nos apresentam, uma opção é criar hábitos alimentares, que podem melhorar a nossa relação com os sentimentos.
Verifique abaixo uma lista de alimentos vão te ajudar no dia a dia:
Mel: Contribui para a produção da serotonina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Duas colheres de sopa são suficientes.
Ovos: Fonte das vitaminas do complexo B, os ovos auxiliam no bom humor. Uma unidade por dia é o recomendado para ter os benefícios sem afetar o seu colesterol.
Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão: Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. É recomendado o consumo de três a cinco porções todos os dias.
Espinafre e acelga: Cheios de magnésio, ajudam a acalmar os ansiosos ao desencadear a sensação de tranquilidade.
Qual destes é o seu preferido? Aqui nós amamos todos!