Arroz integral é realmente melhor que arroz branco?

A diferença entre o arroz branco e o arroz integral, é a forma como os grãos são processados, o que interfere nos nutrientes encontrados em cada tipo.

O arroz é um grão consumido por todo o planeta, sendo um alimento importante na dieta dos brasileiros. Este produto é rico em carboidratos e, portanto, representa uma importante fonte de energia. Além disso, é um bom fornecedor de proteínas, vitaminas e minerais, destacando-se pelo baixo teor de lipídios.

O cereal pode ser dividido em três partes básicas: casca, farelo e grão. A casca é constituída por duas folhas modificadas e possuem o maior volume, respondendo por cerca de 20% do peso do grão. O farelo é a camada sob a casca externa, sendo uma das partes mais nutritivas do arroz. É composto por casca, envelope, germe (embrião) e camada de aleurona (um tipo de proteína). Já o grão, é um tecido que armazena nutrientes como o amido.

É muito comum que as pessoas associem o processo de emagrecimento ou a reeducação alimentar, a substituição do arroz branco pelo integral. Mas qual é a razão para isso?

O arroz integral é uma espécie de arroz puro, composto de nutrientes e fibras. Por outro lado, o arroz branco em si é arroz integral, mas após um processo de refinamento, onde a casca contida nele é removida, com o objetivo de tornar a alimentação melhor e mais fácil. Uma vez que o arroz integral, não é tão agradável para o paladar da maioria das pessoas.

Uma das principais vantagens versão integral do cereal, é a presença de fibras que melhoram a função intestinal. Além disso, aumentam a sensação de saciedade, o que leva à redução da absorção de açúcar, contribuindo com a perda de peso.

Os benefícios não param por aí. O arroz integral, detém mais vitaminas do complexo B, que estão relacionadas ao funcionamento do sistema nervoso e muscular e à estimulação do metabolismo. Possui também mais metionina, um aminoácido essencial, responsável por prevenir a queda de cabelo e hidrata a pele e as unhas.

E por fim, uma diferença quase não mencionada entre o arroz integral e o arroz branco, é o índice glicêmico. O arroz integral tem um índice glicêmico baixo, então sua conversão em açúcar no sangue é muito mais lenta do que o arroz branco.

Pronto para repaginar o seu cardápio? Invista no arroz integral!